Loading...

O que é o Observatório de Inovação Social

Plataforma de acesso livre e colaborativa que visa mapear, dar visibilidade e fortalecer a rede do Ecossistema de Inovação Social de Florianópolis.

O Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) é um espaço para mostrar, articular, apoiar e acompanhar os atores que compõem a rede do Ecossistema de Inovação Social (EIS) da cidade, sejam eles atores de suporte ou iniciativas de inovação social.

A implantação do OBISF tem ocorrido por meio de um processo colaborativo entre os pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e os próprios atores que compõem EIS de Florianópolis que, juntos, vem retraçando a rede que compõem esse ecossistema e produzindo informações, reflexões e conhecimentos sobre as suas práticas. A cartografia do  EIS ocorre por meio de três momentos complementares:

MOMENTO 1 - Os atores mapeados são indicados entre si, por meio da metodologia snow ball  e as informações inseridas são coletadas em dados secundários de acesso livre. Na sequência, as informações são validadas pelos atores mapeados. Outra via de acesso é o cadastro feito pelos próprios atores, sejam eles suporte ou iniciativa de inovação social.

MOMENTO 2 - Os atores mapeados têm suas informações complementadas e validadas pela equipe do OBISF e as organizações tornam-se observadas, complementando as informações do seu cadastro.

MOMENTO 3 - Algumas iniciativas de inovação social observadas que possuem uma maior incidência nas arenas públicas em que atuam são acompanhadas, de forma sistemática, em estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa.

Assim, no mapa, as iniciativas de inovação social podem assumir um dos três status a seguir:

MAPEADAS Todas as iniciativas de inovação social indicadas ou auto-cadastradas na plataforma.
OBSERVADAS Iniciativas que tiveram suas informações complementadas e validadas pela equipe do Observatório.
ACOMPANHADAS Iniciativas que estão sendo pesquisadas sistematicamente pela equipe do Observatório.

 Além disso, na construção do OBISF, alguns princípios foram observados:

PRINCÍPIOS DESCRIÇÃO
Perspectiva multiescalar e multidisciplinar Ecossistema de Inovação Social entendido como nexus de práticas, envolvendo múltiplas escalas de análise (macro, meso e micro) e atores de várias esferas (governamental, empresarial e da sociedade civil), segmentos ou causas.
Análise longitudinal e socioespacial Georeferenciamento e acompanhameno longitudinal de diferentes iniciativas na cidade de Florianópolis, cidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente como celeiro de inovações sociais.
Abordagem colaborativa e promotora de aprendizagem pela experiência Criando espaços para que os atores do ecossistema co-construam conhecimento, produzindo  explicações e teorias sobre suas práticas em termos de inovação social, estimulando processos de "investigação pública".

 



×