Loading...

Arenas Públicas de Florianópolis

Conheça as arenas públicas de Florianópolis formadas pelos diferentes atores que se mobilizam em torno dos problemas públicos da cidade

Você sabe quais são os principais problemas públicos da nossa cidade? Nesta página apresentamos as arenas públicas mapeadas pelo Observatório. As arenas públicas são espaços de articulação e ação coletiva de múltiplos atores provenientes de setores diversos (governo, empresas, sociedade civil, Universidades), que se mobilizam pra o enfrentamento dos problemas públicos da cidade. Ao fazer isso, esses atores promovem inovação social e constróem no dia a dia a rede que forma o Ecossistema de Inovação Social de Florianópolis.

Toda arena pública emerge do reconhecimento de que algo não vai bem, de um incômodo, que não é só particular, mas de todos. Por isso, começamos com uma síntese das principais "situações problemáticas" vividas na cidade. Os dados foram extraídos de relatórios elaborados e publicizados pelos próprios atores do Ecossistema de Inovação Social e foram escolhidos por representarem o debate público que ocorre na cidade em relação aos seus desafios presentes e futuros. Os documentos consultados foram: (1) Relatório Florianópolis 1950-2050 elaborado pelo Instituto de Planejameno Urbano de Florianópolis (IPUF) (2008); (2) Relatório de Desafios de Florianópolis, proposto pelo movimento Floripa Te Quero Bem (2012); (3) Estado de Santa Catarina: Balanço Geral, da Secretaria de Estado da Fazenda (2013); (4) Relatórios Sinais Vitais (2015 e 2016), elaborados por meio da mobilização de diferentes atores e especialistas, pelo Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom); (5) o Relatório Dinâmico do Portal dos Objetivos do Milênio (2016); (6) Plano de Ação Florianópolis Sustentável (2015); e (7) Plano Diretor de Florianópolis (2017).

Apresentamos também um retrato da rede de atores que atuam em conjunto para responder aos diferentes problemas públicos da cidade. Clique nos links abaixo e conheça melhor essas arenas públicas e saiba em quais os objetivos de desenvolvimento sustentável elas estão atuando!

 

{{item.pt_br}}

{{item.caption_pt_br}}

 leia mais ...



    ×